quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Crise faz número de sem-teto bater recorde na Grécia

EFE 29/12/2011 07:40

Cerca de 20 mil gregos deixaram de ter onde morar; número de pessoas que vivem abaixo da linha de pobreza aumentou drasticamente

Georgios Markuris, um técnico em informática que trabalha na Universidade de Atenas, nunca pensou que iria chegar a ser um dos 20 mil gregos que seriam privados de uma casa devido à crise. Markuris, que também trabalhou como músico e até já viajou para a América Latina para aprender a música local, relata como chegou a esta situação de pobreza.
"Perdi meu emprego e entrei em uma profunda depressão. Me transformei em outra pessoa. Perdi meus amigos e minha família. Há três meses me vi na rua, sem um lar", explica. Desde que a crise da dívida explodiu, em meados de 2010, e a Grécia foi objeto de um plano de resgate da União Europeia (UE) e do Fundo Monetário Internacional (FMI) em troca de duras medidas de austeridade, cerca de meio milhão de pessoas perderam seus empregos, dezenas de milhares de empresas fecharam e o número de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza aumentou drasticamente.
                    
Sem-teto aguardam em fila de distribuição de refeições na Grécia

Mas uma das faces mais duras desta crise é a dos indivíduos sem-teto, um fenômeno até então quase desconhecido na Grécia, mas que agora é muito comum na capital, Atenas. No último ano, o número de cidadãos vivendo nas ruas aumentou 25% e a maioria tem "um perfil totalmente diferente" do de antes, explica Olga Theodorikakou, coordenadora da associação humanitária Klimaka.

Sem comentários:

Enviar um comentário